sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Países do Pacífico fazem declaração que pode fazer diferença para a mudança climática

A Austrália, a Nova Zelândia e vários outros países-ilha do Pacífico assinaram ontem a Declaração de Majuro pela Liderança Climática.
Qual é a diferença que mais esta declaração de intenções faz?
Primeiro os países reconhecem a insuficiência completa dos atuais esforços para combater as mudanças climáticas e a responsabilidade de todos em agir com urgência para a eliminação da poluição por gases de efeito estufa. Não se fala em reduzir as emissões em tantos por cento, mas em mudar de mentalidade para nos livrarmos destas emissões completamente.
Outra coisa é o abandono do discurso "eu não vou mudar até que você mude primeiro", que muitos governos do mundo continuam a manter, e a adoção do "eu estou me movendo e convido você a mudar comigo".
Se mais países seguirem esta sinalização seria possível mudar a dinâmica das negociações climáticas da ONU.
Assinaram a Declaração de Majuro pela Liderança Climática os seguintes países: Austrália, Kiribati, Micronésia, Nauru, Niue, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.
A declaração pode ser lida em http://d3n8a8pro7vhmx.cloudfront.net/majurodeclaration/pages/25/attachments/original/1378363615/130905_RMI_PIF_Majuro_Declaration___Commitments.pdf?1378363615

Nenhum comentário:

Postar um comentário